domingo, 20 de março de 2011

O Futuro da Memória!

        Olá para todos os leitores! Neste artigo de estréia do blog Galera Funcional vamos tratar de um assunto que vem ganhando força desde a sua tomada de consciência, no ano passado, no Instituto Salk - Califórnia (EUA) em artigo divulgado no Proceedings of the National Academy of Sciences.


Os pesquisadores começaram a estudar a Fisetina, composto este proveniente de alimentos como morango, pêssego, uva, kiwi, tomate, maçã, cebola e espinafre. As pesquisas apontam que esta substancia é fundamental para manter uma boa memória, de forma que ela ajuda a criar novas ramificações entre os neurônios e a fortalecer as já existentes, melhorando sua capacidade de memorização, concentração e assimilação de conhecimento!
        Muito bom para ser verdade? Pois, no estudo, os efeitos da fisetina foram testados em ratos, que tiveram tempo para explorar dois objetos. No dia posterior, um dos objetos foi trocado por um novo. Se o rato se lembrasse do objeto da véspera, ele passaria mais tempo explorando o novo, e apenas um pouco de tempo retomando a familiaridade com o "velho conhecido". O resultado é que os ratos tratados com fisetina mostraram uma memória melhor.
        Acho sempre importante ressaltar para aqueles que lêem estes artigos e pensam que se comerem uma porçãozinha de alimentos já terão cérebros de Einstein, que os alimentos funcionais em poucos casos fazem grande efeito se consumidos uma única vez e em pouca quantidade, neste caso, os cientistas afirmam que são necessários 5 kg de morangos por dia para que os efeitos apareçam. Mas claro, a inclusão destes na alimentação diária pode trazer benefícios de longo prazo, ainda mais se aliado a uma rotina de atividades desafiantes, como puzzles e fitness mental!

Para outra fontes e assuntos relacionados à memória:

Nenhum comentário:

Postar um comentário