quarta-feira, 30 de março de 2011

Cuidado com as Calorias!

Olá para todos os leitores! Neste artigo vamos falar um poucos dos alimentos que possuem um valor calórico mais elevado e que devemos ter cuidado ao adicioná-los ao nosso cardápio de forma demasiada. 


Logo abaixo há uma relação da quantidade de calorias de algumas frutas:
1 pêra = 120 calorias

1 caqui = 120 caloria

1 manga pequena = 110 calorias

½ banana-da-terra = 90 calorias

1 goiaba = 70 calorias

1 laranja = 80 calorias
1 maçã com casca = 80 calorias
1 kiwi = 50 calorias
1 carambola = 40 calorias
1 xícara de tangerina em gomos = 80 calorias
1 xícara de abacaxi = 80 calorias
1 xícara de mamão = 60 calorias
1 xícara de morangos = 50 calorias

Mas não são só as frutas que são calóricas, alguns outros alimentos, se consumidos consumidos de forma leviana, também podem representar um "problema" para a alimentação saudável. É o caso das barras de cereais e iorgute, por exemplo.

Barra de cereais - A maioria é rica em açúcar, e ela pode conter até 250 calorias se estiver cobertura de chocolate. Além de fibras, a maioria dessas barrinhas mais vendidas tem poucos nutrientes. Por 250 calorias você pode comer uma boa salada ou bolachas crackers enriquecidas com grãos, acompanhadas de certos tipos de queijo brancos. Melhor uma refeição bem feita do que a praticidade de uma barra mal escolhida. 


Iogurte - Você já leu alguma vez em uma embalagem de iogurte industrializado quantas calorias ele contém? Escolher bem o iogurte que você está consumindo só trará benefícios ao seu corpo. Quase todos os iogurtes possuem bactérias pró-bióticas que melhoram o funcionamento de nosso intestino, mas não tomar cuidado com o iogurte pode ser uma fria. Ao comprar um iogurte, procure as versões com menos açúcares ou conservantes. E atenção para os acompanhamentos dos frozen iogurt. Você pode consumir mais calorias do que em uma refeição inteira se colocar caldas, chocolates e bolachas no seu pote de iogurte. 


Em contrapartida, há alguns alimentos que podem auxiliar na diminuição do apetite ou na redução de gorduras. 


O alface não contém nenhuma substância que ajuda a emagrecer, no entanto é pobre em calorias, e quando ingerida antes das refeições ajuda a controlar a gula pois ocupa muito espaço no estômago.


As frutas cítricas como laranja, acerola, kiwi, limão e tangerina ajudam na perda de peso ao reduzir os níveis do hormônio insulina no sangue.
A dica é ter uma alimentação bem colorida, essa diversificação das cores significa comer bem e ingerir nutrientes importantes em uma mesma refeição.










Nenhum comentário:

Postar um comentário